sábado, 25 de abril de 2009

Um Sorriso


Foi o que me aconteceu ao encontrar estas duas fotos: SORRI! E o sorriso é também um caminho, um sedativo para a saudade, um princípio para o diálogo sem respostas… Senti que o meu rosto se abriu numa lufada fresca, de amor ainda, de amizade. O sorriso não falha porque é sempre a linguagem do coração. Olha ali, o “cogumelo” – um dia apanhou uma mão cheia deles sem saber se eram ou não comestíveis e foi parar ao hospital para uma lavagem ao estômago… A Virgínia, acabou mal a sua história. O Xico que, anos mais tarde, foi meu vizinho e até meu par num baile de Carnaval… O Zé, encontramo-nos depois na vida profissional, lá e já cá em Portugal. Costumava dizer-lhe por brincadeira: havemos de ficar no mesmo jardim das tabuletas, lado a lado, para continuarmos a conversar…A Zamira, minha companheira dos ataques de riso que nos valeu às duas uma expulsão de uma aula, éramos então alunas do CNA. A Lurdes, uma pequena bola de Berlim e hoje uma senhora elegantíssima…O Tavares, quase sempre porta-bandeira, porque seria? Talvez as Irmãs se engraçassem com aquele rosto sardento onde brilhavam uns olhos azuis de garoto. A Anica, sempre estouvada mas divertida. A Rosário cujas trancinhas faziam sucesso… Os inseparáveis: Jójó, Bibica, Reinaldo, Bibi e Barcelos… A Angelina, partiu o ano passado… Tantos, tantos e o sorriso vai-se alargando. Lembro-me de todos, embora de alguns (poucos) tenha esquecido o nome.

Éramos então alunos do Instituto de Nossa Senhora do Livramento das Irmãs Franciscanas. Os mais velhos finalistas do Ensino Primário.

Daqui, grande número atravessou a rua e pôs o pé no Colégio Liceal Nuno Álvares, das religiosas do SCM. Outros subiram algumas ruas e continuaram os estudos na Escola Técnica. Outros ainda mudaram de cidade ou vieram estudar para Portugal. Muito poucos ficaram por aqui.

Já no Colégio Liceal Nuno Álvares Pereira, na dita foto “oficial”, a imagem era outra. Estava à porta a geração dos anos sessenta. A postura e os sonhos também eram outros… Tínhamos estrelas no olhar… Muitas jornadas passaram por nós. Bem-sucedidas, mal? Não sei. Vivemos com tudo o que houve para ser vivido: cansaços, desânimos, sonhos realizados, alegrias, ilusões, amores e desamores, erros cometidos, sucessos, vida, vida, vida…
Sorri! Mesmo que o teu coração sofra traz aos teus lábios quentes essa flor perfumada da tua juventude!

3 comentários:

  1. Tantoa conhecidos... Não estudei no Colégio mas dava-me com uitos amigos daqui. Joguei futebol com alguns.
    Monhé

    ResponderEliminar
  2. Olá Graça, ao ver esta página que fala do BiBi (Fernando Costa) o meu primo, não sei se tiveste conhecimento,ele faleceu á cerca de 2 anos, com 62. Ele tanto queria morrer em Portugal e teve um ataque fulminante! Estava cá de férias.A esposa voltou para a Africa do Sul onde estão os filhos e os netos. Um beijo, Lena

    ResponderEliminar
  3. olá Lena
    Não sabia que o Fernando vivia na Àfrica do Sul e que já nos deixou. Era muito bom moço, simpático e educado. E a Manuela, que é feito dela? Afinal, aos poucos, com ajuda de todos vós, vou construindo o meu Xadrez... Graça

    ResponderEliminar