segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança



A Fada das Crianças




Do seu longínquo reino cor-de-rosa,
Voando pela noite silenciosa,
A fada das crianças vem, luzindo.
Papoulas a coroam, e, cobrindo
Seu corpo todo, a tornam misteriosa.



À criança que dorme chega leve,
E, pondo-lhe na fronte a mão de neve,
Os seus cabelos de ouro acaricia –
E sonhos lindos, como ninguém teve,
A sentir a criança principia.



E todos os brinquedos se transformam
Em coisas vivas, e um cortejo formam:
Cavalos e soldados e bonecas,
Ursos e pretos, que vêm, vão e tornam,
E palhaços que tocam em rabecas…



E há figuras pequenas e engraçadas
Que brincam e dão saltos e passadas…
Mas vem o dia, e, leve e graciosa,
Pé ante pé, volta a melhor das fadas
Ao seu longínquo reino cor-de-rosa.


Fernando Pessoa





2 comentários:

  1. Olá!


    São crianças, crianças e jovens, talvez uma centena. Numa fotografia antiga que encontrei entre os meus papéis. Algures em Moçambique, decerto que na Zambézia e numa Missão. A fotografia não tem data nem qualquer referência. É apenas uma fotografia, muito antiga, para assinalar um momento (provavelmente) importante.

    Estive há pouco a jantar com a Eugénia (connosco, um dos filhos e um dos netos), mostrei~lhe a fotografia e pedi-lhe para me ajudar a identificar o local ou alguém. Sem um resultado diferente daquele a que eu já chegara, mas com uma pergunta similar daquela que algumas pessoas (por vezes) me fazem: - “Como é que consegues guardar coisas destas?”…

    Mais logo – agora é já muito tarde – vou passá-la pelo scanner e publicá-la. Talvez a Graça saiba legendá-la.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá Duarte

    Li o seu blog todo e, quando cheguei às suas fotos, fêz-se luz! Recordei-me de si e seu irmão também. Tinha de ser: nasci e vivi em Quelimane 33 anos! Aliás tudo que vi e li foi mote para um apontamento que escrevi. O que a Géninha lhe perguntou: "como consegues..." é a mesma pergunta que me fazem vezes sem conta. E eu respondo-lhes: como se pode esquecer a felicidade? Mande-me essa foto a ver se o meu "computador" privado faz a leitura. Um beijo à Géninha que nunca esqueço até porque faz anos no mesmo dia que o meu filho: 22 de Novembro! Têm personalidade, teimosos mas com o coração generoso, do tamanho do mundo!
    Um abraço Graça.

    ResponderEliminar